UBERLÂNDIA

Um pouco de Uberlândia!

Visite o site da Prefeitura Municipal de Uberlândia

toca do calango suites e quartos para alugar uberlandia ufu igreja matriz

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo

Uberlândia é uma grande cidade do interior de Minas Gerais. Pertence à mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e microrregião de mesmo nome (que se candidata a ser Estado do Triângulo). Localiza-se a oeste da capital Belo Horizonte. É a segunda maior cidade do interior do estado e também a principal e maior cidade do Triângulo Mineiro, maior do que muitas capitais brasileiras. Conta ainda com localização geográfica privilegiada, já que, com a sua malha rodoviária e aeroporto, está ligada aos grandes centros nacionais como: São Paulo (603km), Rio de Janeiro (944km), Belo Horizonte (548km), Goiânia (336km) e Brasília (415km). Os maiores centros econômicos do Brasil contam com Uberlândia como ponto de ligação, dando à cidade a condição de excelência em logística, inclusive com a implantação do entreposto da Zona Franca de Manaus no ano de 2010. 

A cidade também é rodeada por outras cidades do Triângulo: Água Comprida, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Campo Florido, Campos Altos, Canápolis, Capinópolis, Carneirinho, Cascalho Rico, Centralina, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Frutal, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Itapagipe, Ituiutaba, Iturama, Limeira do Oeste, Monte Alegre de Minas, Patrocínio, Pirajuba, Planura, Prata, Santa Vitória, São Francisco de Sales, Tupaciguara, Uberaba, Uberlândia, União de Minas e Veríssimo.

Atualmente é subdividida em cinco distritos: Sede, Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia, Miraporanga e Tapuirama. A última alteração distrital foi feita a partir do decreto-lei estadual nº 1058, de 16 de dezembro de 1943, quando foram criados distritos de Tapuirama e Cruzeiro dos Peixotos, anexados ao município de Uberlândia. 

O município também é subdividido em cinco regiões, denominadas pela prefeitura como setores. São elas: Região Central, Zona Leste (onde está localizada a Toca do Calango, UFU Santa Mônica, Carrefour, Prefeitura e Center Shopping e em breve o 3º shopping da cidade, o Praça Uberlândia), Zona Oeste, Zona Norte e Zona Sul (onde fica localizado o Uberlândia Shopping). A cidade é dividida em aproximadamente 160 bairros. Entretanto, com o objetivo de reduzir esse grande número, a prefeitura vem organizando desde a década de 80 o projeto “Bairros Integrados”, para unificar diversos bairros da cidade e criar melhores condições de gestão urbana. A meta é reduzir o número de bairros para aproximadamente oitenta.

uberlandia_toca_do_calango_16_extra

Vista do Centro ao anoitecer

Atualmente Uberlândia possui dois shoppings e tem um terceiro em construção, que também ajuda no crescimento da cidade, gerando muito emprego. O Center Shopping, que é o shopping em atividade há mais tempo na cidade e que fica pertinho da Toca do Calango, possui como principais lojas:

O Uberlândia Shopping, que além de possuir muitas das mesmas lojas do Center Shopping, ainda conta com as lojas:

E também o Praça Uberlândia Shopping, que está em construção na Zona Leste da cidade (em breve as principais lojas).

Uberlândia também tem a Havan, loja conhecida pela construção parecida com a Casa Branca e pela tradicional réplica da Estátua da Liberdade colocada em frente.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. 

Seu principal e mais tradicional clube de futebol é o Uberlândia Esporte Clube, fundado em novembro de 1922 e que em 2015 passou para a Serie A do Campeonato Mineiro. 

Uberlândia também é destaque no turismo, com seus diversos atrativos culturais, naturais e arquitetônicos. Alguns dos principais são o Mercado Municipal, o Complexo do Parque do Sabiá e o Parque Municipal Victorio Siquierolli. 

Um dos eventos mais conhecidos são o Triângulo Music, que se tornou famoso pela tradição de grandes shows, com a participação de artistas locais e nacionais; O Festival de Dança do Triângulo, com mais de 20 edições, contando com apresentações de artistas locais, nacionais e até internacionais; Circuito Double, promovido pela prefeitura; Circuito Kia de Musica Eletrônica e o Cowboy Forever; Anualmente, em todo mês de Agosto, acontece a exposição agropecuária e que atrai turistas de várias partes do país, para assistir no Camaru, shows com vários artistas, sendo esse o evento de maior público. 

Uberlândia também conta com gente famosa, incluindo vários artistas da música e da televisão, como Victor e Léo, Alexandre Pires, Iris Stefanelli, Pena Branca e Xavantinho, Grande Otelo, dentre outros. O município possui destaque no turismo de negócios em escala nacional. (Adaptado do Site Wikipedia e de outras fontes do Google). 

Atualmente, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Estado de Minas Gerais, está investindo pesado em infraestrutura. Além de grandes obras viárias, como o anel viário, viadutos e alargamento da Rondon Pacheco (Projeto Uberlândia Integrada e também adequações para receber seleções como subsede da Copa do Mundo de 2014), está sendo finalizado o Teatro Municipal, com desenho de Oscar Niemeyer e em estudos o novo Teatro Grande Othelo.

A cidade conta com afiliadas da Band, Globo (TV Integração – digital – veja o site do Megaminas ou TV Globo/Integração), SBT (TV Vitoriosa), Record (TV Paranaíba – digital) e os programas locais mais procurados na internet são o MG TV, Jornal da Paranaíba, Chumbo Grosso e Balanço Geral. 

A mídia impressa tem o destaque para os jornais Jornal Correio de Uberlândia e Tudo Já. O guia de telefones e mapas da cidade, incluindo páginas classificadas (páginas amarelas) é oferecido pela Sabe (com versãoNET SABE sem necessidade de login), empresa do grupo Algar (proprietário da CTBC) e ainda várias Rádios AM e FM, como a Rádio Cultura HD, Rádio Paranaiba, Radio Universitária, Rádio Extra e várias outras.

Complexo Parque do Sabiá

Composto pelo Parque do Sabiá, Estádio João Havelange, Arena Tancredo Neves (Sabiazinho), pista de caminhada e de skate e em construção o parque aquático, ações da prefeitura para transformar a cidade em polo esportivo.

uberlandia_toca_do_calango_36

Vista do Estádio do Sabiá e ao fundo o Sabiazinho

Cidade da Dança

Uberlândia se transforma em palco a céu aberto quando ocorrem os festivais de dança.

toca do calango suites e quartos para alugar uberlandia ufu cidade da danca

Parque Siquieroli

Vindo a Uberlândia, não perca a oportunidade de visitar o parque, local onde o Cerrado se revela.

toca do calango suites e quartos para alugar uberlandia ufu parque siquieroli

Museu

No Museu de Uberlândia (antiga Câmara Municipal), a história da cidade é retratada.

toca do calango suites e quartos para alugar uberlandia ufu museu

Cachoeira do Sucupira

A apenas 17km do Centro de Uberlândia

toca do calango suites e quartos para alugar uberlandia ufu cachoeira sucupira

 

MINEIRO TEM MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O primeiro civilizado a pisar na região do atual município de Uberlândia, território até então habitado apenas por indígenas, foi o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, em 1632 – na Capitania de São Vicente. Mais tarde, essa capitania passou a pertencer à Capitania de Minas Gerais e São Paulo, através da Carta Régia de 3 de Novembro de 1709. Em 1818, João Pereira da Rocha fixou-se na região, demarcando área próxima à Aldeia de Santana (atual Indianópolis). Ali ele instalou a sede da sesmaria que denominou por Fazenda São Francisco, dando origem ao município. Demarcou ainda a Fazenda Letreiro e a Fazenda do Salto e deu o nome de ribeirão São Pedro a um curso d’água encontrado. 

A vinda de João Pereira atraiu muitas outras famílias, inclusive os Irmãos Carrejo que, em 1835, adquiriram parte da fazenda São Francisco e de outras próximas, formando as sedes nas quais se instalaram: Olhos d’Água, Lage, Marimbondo e Tenda (a de Felisberto Carrejo). 

Felisberto Alves Carrejo que, em 1964, foi legalmente reconhecido como fundador da cidade, era professor com formação adquirida em colégios de missionários. Instalou em sua casa a primeira escola do município e, aos domingos, rezava o terço. Formou um povoado, sendo este denominado como Nossa Senhora do Carmo em homenagem à capela de mesmo nome, inaugurada em 20 de Outubro de 1853. Em 11 de junho de 1857, foram incorporadas ao patrimônio do povoado mais doze alqueires doados pela esposa de Luís Alves Pereira, Custódia Fernandes dos Santos e outros cidadãos. Essa área já era habitada por escravos e deu origem ao Bairro Patrimônio, pela Lei Provincial nº 831. Exatamente um mês mais tarde foi criada a Freguesia de São Pedro de Uberabinha. Em 1861 a capela de Nossa Senhora do Carmo passa por ampliação, tornando-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo de São Pedro de Uberabinha (foto), que foi demolida em 1943. 

A cidade de Uberlândia foi emancipada de Uberaba no final da década de 1880. Sua denominação atual foi introduzida pela lei estadual nº 1128 de 19 de Outubro de 1929. Quando emancipada, Uberlândia constituía-se apenas em dois distritos: São Pedro de Uberabinha (Sede) e Santa Maria (atual Miraporanga), oficializados pela lei provincial nº 3643, de 31 de agosto de 1888, que declarou a elevação de Uberlândia à categoria de município. (Adaptado do Site Wikipedia e de outras fontes do Google)

 

 

Deixe uma resposta